sábado, 13 de agosto de 2022

A lenda de Exu Alê, o servo fiel do Orisa Omolu/Obaluaiyê

 

Antigamente, nas terras Yorùbas, existia um implacável e temido cobrador de impostos do Rei chamado W'Ale (Alê), que viajava de aldeia em aldeia exigindo o pagamento para o Reinado.
O poder subiu a cabeça de W'Ale, e ele abusava do povo causando medo e terror por onde passava, matando homens inocentes e maltratando mulheres e crianças.
Após sofrerem grande abusos e humilhações, os guerreiros de todas as aldeias se reuniram e armaram uma grande emboscada para W'alê, vencendo-o e o aprisionando.
Após w' Alê apanhar bastante e ser torturado, os guerreiros não quiseram mata-lo.
W' Alê foi enterrado vivo até o pescoço, com todas suas feridas abertas para que senti-se dor, sede, fome e sofrimento até morrer e ali o deixaram enterrado recebendo o calor do Sol em seu rosto, única parte sua que não estaria debaixo da Terra..
Enquanto sofria naquele momento agonizante, W' Alê enquanto estava prestes a morrer arrependeu-se de todas as maldades cometidas implorando o perdão a Èlèdúnmàré (Deus) pedindo que alguma Divindade o abençoa-se e que ele iria se tornar um ser do bem.
No momento em que W' Ale estava morrendo, Omolu/Obaluaiyê, o Deus da Terra, Divindade que cura todas as feridas ao ouvir o arrependimento de W'ale, resolveu perdoá-lo e salvar sua vida, retirando-o de onde estava enterrado e curando suas feridas.
W' Ale em eterna gratidão a Omolu/Obaluaiyê, jurou servi-lo e acompanhá-lo por toda eternidade, tendo sido Divinizado como mensageiro fiel de seu Rei Omolu, tornando um Èsú Órísá.
A partir daquele momento nada chegaria ao seu Rei Obaluaiyê, sem passar antes por W' Alê, seu servo fiel.
O culto a Èsú W'Alê é imprescindível e antecede qualquer cerimônia relativo ao Òrìṣà Omolu/Obaluaiyê, tendo seu assentamento na Porta da Casa de Omolu, sendo também o Èsú que inicia os rituais do Olubaje (grande banquete) do Rei Omolu.
Seu Assentamento possui grandes segredos e mistérios o qual poucos Sacerdotes realmente têm domínio e real conhecimento.
É importante que todo Ile Àse tenha essa Divindade para que se cultue Omolu/Obaluaye.
O assentamento de Èsú W'Alê dentro de um terreiro de Candomblé é imprescindível para a realização de Ebós para pessoas com sérios problemas de saúde, resolução de grandes carregos e todos rituais que envolvem Omolu, o qual ele tornou-se seu fiel amigo e porta-voz.
Crédito
Babalawo Ifamoriyo Ifarinde Ifungbemi



Nenhum comentário: